1
 
Terreno Baldio — Terreno Baldio (1976) [Reissue 2003]

Terreno Baldio — Terreno Baldio (1976) [Reissue 2003]

  Terreno Baldio — Terreno Baldio (1976) [Reissue 2003]
★↔★   Considerado por muitos como o Gentle Giant brasileiro, o Terreno Baldio é um dos mais importantes grupos nacionais no estilo. Formado no início dos anos 70, o grupo estréia em 1975 com “Terreno Baldio”, que sai pela gravadora Pirata em tiragem de 3000 cópias. O grupo lançaria ainda mais um álbum, “Além das Lendas Brasileiras”, antes de debandar, em 1978. Um trabalho mais brasileiro dentro do Rock Progressivo. A formação era ligeiramente diferente com Ayres Braga (ex–Joelho de Porco) no lugar de Ascenção. O Terreno voltaria a se reunir em 1993 para regravar o primeiro LP, dessa vez em inglês, para um (re)lançamento pela Progressive Rock Worldwide (com direito a faixas–extras). Ou seja, trata–se na verdade, de um terceiro disco do grupo. Depois de mais de três décadas de seu lançamento original, em 1976, e após um processo de produção de praticamente dois anos entre pesquisa, design de encarte e masterização, a gravadora niteroiense Rock Symphony e o grupo paulista Terreno Baldio relançam o primeiro disco que ainda era inédito em CD. O som foi remasterizado na Itália pelo produtor original dos dois LP’s da banda, Cesare Benvenuti. Também ficou internacionalmente conhecida por reportagens no Japão, Europa, EUA, etc. A nova formação do Terreno é Kurk nos vocais, Mozart na guitarra, Lazzarini nos teclados,(integrantes da formação original), Edson Ghilardi na bateria, Geraldo Vieira no contrabaixo e Cássio Poleto no violino. É um ícone do Rock Progressivo que volta a tocar muitos anos depois.
Location: Brazil
Album release: 1976 / 2003
Record Label: Pirata / Rock Symphony
Genre: Progressive Rock
Duration:     36:01
Tracks:
01. Pássaro Azul
02. Loucuras de Amor
03. Despertar
04. Água que Corre
05. A Volta
06. Quando as Coisas Ganham Vida
07. Este é o Lugar
08. Grite
Personnel:
★↔★   João Carlos Kurk (vocal, flute and percussion),
★↔★   Mozart de Mello (guitars),
★↔★   Ronaldo Lazzarini (keyboards),
★↔★   Ascenção (bass) and
★↔★   Joaquim (drums).
Músicos: João Kurk [Fusa] (vocal e percussão), Roberto Lazzarini (órgãos, pianos acústico e elétrico, sintetizadores e xilofone), Mozart Mello (guitarras e vocais), João Ascenção (baixo elétrico) e Joaquim Correa (bateria e percussão), além da participação de Peninha (efeitos).
Arranjos: Terreno Baldio
Direção de produção: Arnaldo Saccomani / coordenação geral: Aurino Araújo / coordenação artística e direção de estúdio: Guido Bianciardi / mixagem: Alan Krauss
Capa: Beni Tchaicovski / fotografia: Jorge Nelson Martins Fontes
Gênero: Rock / Rock Progressivo
Selo: Pirata / PLP 80.002
Description:
★↔★   Known by many as the ‘Brazilian Gentle Giant’, Terreno Baldio are one of the most important prog–rock bands in Brazil. Grouped in the beginning of the 70s, the band debut was the album “Terreno Baldio”, which got substantial sellings although the master–tapes were lost avoiding new editions. The line–up was João Carlos Kurk (vocal, flute and percussion), Mozart de Mello (guitars), Ronaldo Lazzarini (keyboards), Ascenção (bass) and Joaquim (drums). Noticeable is that more than 20 years after its original release, Terreno Baldio and the Brazilian label Rock Symphony recovered the original first album, still unreleased in CD. The CD release includes a folder with all the band biography, photos and also an extra folder in English aiming at the international market.
♣   Terreno Baldio fez o último show do último dia do Psicodália as 16h, banda dos anos 70 conhecida como o Gentle Giant e Jethro Tull brasileiro, só músicos excepcionais fritando com letras “despertantes”, muita harmonia carregada de psicodelismo, solos virtuosos de subidas e descidas saltadas impecavelmente em meio a melodias cheias de felling por parte do guitarrista Mozart Mello, João Kurk faz o vocal atingindo agudos que combinam bem com a música, como se não bastasse ainda tem um teclado foda por conta de Roberto Lazzarini e o violino de Cássio Poleto, a bateria Edson Ghilardi e as psicodélicas linhas de contrabaixo são de Renato Muniz ; o consagradíssimo álbum de 1976 está aqui hoje para download, todas as faixas são muito boas, destaques para “Água que corre”, “Este é o lugar”, “A Volta”, “Grite” e “Loucuras de amor”; com certeza eles brisavam no livro “A Poética do Espaço” do filósofo Bachelard (risos). Poderia ficar horas escrevendo e lembrando de muitas bandas ainda que marcaram presença, mas melhor não forçar tanto a memória e torcer pela permanência da arte. Website: http://www.terrenobaldio.com.br/
★↔★★↔★____________________________________________★↔★★↔★

Terreno Baldio — Terreno Baldio (1976) [Reissue 2003]

ALBUM COVERS XI.